COMUNICAÇÃO

Feromonas...


A comunicação entre as abelhas faz-se, na grande maioria das vezes, por feromonas. As abelhas que guardam a colónia ou que se situam perto da entrada da colmeia sentem o odor das que pretendem entrar, se este não for característico as guardas expulsam o intruso. Quando uma rainha virgem sai no seu voo nupcial lança uma feromona que atrai os zangões e uma outra quando se sente preparada para acasalar. Ao ferrarem um outro organismo, as abelhas libertam uma feromona de alarme que alerta as outras para um perigo iminente e as atrai para defenderem a colónia. As feromonas são ainda usadas para se orientarem no regresso à colmeia. Por fim, uma feromona extremamente importante é a que é libertada pela rainha e controla o comportamento da colónia, evitando a maturação dos ovários das obreiras e indicando que está bem e não é necessária uma nova rainha.
As abelhas conseguem ver e diferenciar cores (cerca de 2000, o que as coloca em segundo lugar logo a seguir aos humanos) como o amarelo, verde, azul, violeta e ultravioleta, embora não distingam o vermelho.

 

As danças das abelhas...


Usam as antenas para verificar o comprimento e largura dos favos aquando da sua construção e para comunicar durante as danças. Uma das mais características é aquela em que uma abelha dá informação às suas congéneres da mesma colónia relativas às fontes de alimento. Uma vez regressada à colmeia com o pólen ou o néctar, elabora uma dança sobre os favos, na vertical, e as outras obreiras posicionam as antenas viradas para ela.


Dança em roda...


Executada em círculos alternados para a esquerda e para a direita. É usada pelas abelhas-do-mel para indicar a presença de uma fonte de néctar próxima da colmeia.

 


Dança em abano



Indica a distância e direção de uma fonte de néctar mais afastada. A abelha move-se numa linha reta, abanando o abdómen e voltando ao ponto de partida.




Dança em oito



É usada pela abelha italiana. Move-se num padrão em forma de oito achatado para indicar distância intermédia. A dançarina é sempre seguida pelas companheiras.