PÓLEN

Sabia que...

 

... o pólen, um pó fino e colorido existente nas flores, é o elemento reprodutivo masculino das plantas que é coletado pelas abelhas para a sua alimentação. Este quando coletado pelas abelhas é o alimento mais completo e valioso da natureza. O nosso organismo necessita de 22 aminoácidos essenciais para o seu perfeito funcionamento. A maioria dos alimentos contém 1 ou 2 destes aminoácidos. Só o pólen contém todos os vinte e dois.



... uma dieta, com suplemento de pólen, permite ao ser humano viver mais e melhor, pois estimula o funcionamento de todos os seus órgãos internos, melhorando inclusive o seu desempenho sexual.



... os antigos gregos usavam uma bebida, denominada AMBROSIA, que se produzia com mel e pólen, na realidade uma fonte de energia para o organismo e uma bebida imortal.



... o pólen tem um valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína da soja.



... é riquíssimo em vitaminas, mas é especialmente rico em caroteno (pró-vitamina A). Algumas variedades de pólen, como o de acácia, contem 20 vezes mais caroteno que a cenoura que é considerada a principal fonte desta vitamina. Contém grande quantidade de Vitamina P que é um componente efetivo no controle das doenças cardiovasculares, pois fortalece os capilares e reverte o endurecimento das veias e artérias, por isso é muito importante, após os 40 anos.



... é uma fonte preciosa de oligo-minerais que são elementos químicos (titânio, níquel, cromo, cobalto, silício, etc.), importantes para o bom funcionamento do organismo e que necessitamos em pequenas quantidades e que não existem na maioria dos produtos alimentícios. Sabe-se que os hormônios vegetais não têm efeitos colaterais e têm a surpreendente faculdade de regular as glândulas endócrinas.



... o pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata, prevenindo a inflamação e crescimento da próstata que muitas vezes se transformam em câncer de próstata.



... o pólen exerce uma ação reguladora das funções intestinais, especialmente para pessoas com intestino preguiçoso.



... para finalizar, é extraordinário o efeito do pólen no tratamento de anemias, elevando rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.
 

Mais informações sobre o pólen...


Se quiser assegurar-se de que todos os dias obtém as vitaminas B anti envelhecimento, uma colher de chá desta maravilha dar-lhe-á tudo o que necessita e muito mais. O pólen de abelha é muito conhecido pelas suas propriedades anti envelhecimento porque consegue rejuvenescer as células, estimular os órgãos e glândulas, dar-lhe mais energia e ajudá-la a viver mais tempo.



O pólen é o pó fino recolhido pelas abelhas quando estas pousam nas pétalas das flores para colher o néctar e é levado de volta para a colmeia em minúsculas bolsas na parte posterior das patas das abelhas. Os grânulos ficam presos quando as abelhas entram na colmeia, sem lhes fazer mal. Por isso quando come pólen de abelha está basicamente a comer nutrientes puros das plantas. 



O pólen de abelha contém mais de 5000 enzimas e coenzimas, muitas mais do que qualquer outro alimento. É tão poderoso que consegue proteger contra radiações, raios-X, radioterapia e poluentes ambientais. Também consegue produzir um melhoramento visível no aspeto da pele que está a envelhecer. Segundo estudos europeus o pólen é a fonte mais rica de proteínas da natureza, contendo cinco a sete vezes mais proteínas que o queijo, a carne ou os ovos além de ser uma fonte valiosa de vitamina B12 e outras vitaminas B essenciais para a fase mais avançada da vida, incluindo a colina e o ácido fólico. O pólen é o único alimento conhecido que possui todos os nutrientes essenciais necessários para uma boa saúde do organismo, sendo muitas vezes referido como o alimento mais completo da natureza. Contém todos os vinte e oito minerais que se encontram no organismo e lecitina, que protege o sistema nervoso do envelhecimento e elimina a gordura. De Hipócrates a Pitágoras, os pais da medicina ocidental exaltaram as suas virtudes pelas suas propriedades curativas e como arma secreta contra o envelhecimento. 



O pólen de abelha é reconhecido pelas suas propriedades anti envelhecimento. É uma fonte de vitaminas E e P, que mantêm a pele jovem. Previne o envelhecimento prematuro das células e estimula o crescimento de novos tecidos. Contém ácidos nucleicos que suavizam as rugas e estimulam a irrigação sanguínea a todas as células da pele.



Dado o seu teor elevado de vitaminas e proteínas, o colagénio e a elastina da pele irão fortalecer e esta parecerá mais jovem. 



Além de todos os benefícios para a pele que o pólen de abelha lhe pode trazer, existem diversos problemas do envelhecimento em que este também poderá ajudar: perda da libido, tensão alta, depressão, baixa imunidade, stress, fadiga, colesterol elevado. Também favorece a saúde do cérebro, do fígado, do pâncreas, da tiroide e do coração. 



E mais boas notícias para quem sofre de sintomas da menopausa: o pólen de abelha pode ajudar a aliviar a fadiga as dores de cabeça causadas por flutuações hormonais, os “calores” e a incontinência urinária. 



Os efeitos demoram no mínimo três meses a tornar-se visíveis, mas tenho que partilhar consigo os bons resultados que obtive com o pólen de abelha. Sempre tive uma bexiga fraca e ía a bom caminho da incontinência causada pelo stress, até começar a usar pólen de abelha diariamente. A minha bexiga tornou-se mais forte ao fim de algumas semanas e raramente sofro daquela necessidade urgente de ir. Não faço ideia de como, nem porque funciona - mas funciona! 



Tome 1-2 colheres de chá por dia. Estes pequenos grânulos dourados são muito fáceis de ingerir, mas podem causar peso estômago, inchaço abdominal ou diarreia. Por isso comece com poucos e aumente muito devagar até conseguir tomar uma colher de chá sem quaisquer efeitos secundários. Pode juntar o pólen iogurte, nos cereais ou no pão, ou comê-lo diretamente da colher. Eu junto uma colher de chá na minha taça de iogurte pequeno-almoço e, se precisar de um pequeno estímulo energético, coloco uma colher de chá sob a língua para que seja absorvido mais rapidamente, diretamente para a corrente sanguínea. É outro fantástico multiusos se tiver um familiar doente ou idoso.