PRÓPOLIS

Sabia que...

 

... podemos dizer que é uma substância resinosa, balsâmica, de consistência viscosa e de cor, variando entre o verde pardo, castanho escuro ou outras tonalidades, dependendo do tipo planta escolhido pelas abelhas. Para estas o própolis é muito importante, pois tanto serve para fazer uma medicina preventiva, esterilizando a colmeia e impedindo a propagação de bactérias e fungos, como é usada para envernizar internamente a colmeia, tendo uma ação de isolante térmico, sendo o ouro das abelhas. Esta substância é conhecida pelo homem desde tempos remotos. 



... os sacerdotes do antigo Egipto já a usavam e mais tarde, os gregos a quem devemos seu nome: pró que significa “diante de” e polis que quer dizer “cidade”. Ou em outras palavras: a proteção da cidade.



... o própolis é um dos produtos apícolas de maior eficácia no que concerne aos princípios ativos transmitidos das planta para o homem. 



... o própolis tem um largo emprego na prevenção da saúde humana, no tratamento das doenças respiratórias: asma, bronquite e estados gripais.



... hoje em dia, sabe-se que a grande maioria das úlceras gástricas são causadas pelo bacilo Helicobacter pilori que é altamente sensível ao própolis e isto justifica o seu emprego no tratamento de úlceras gástricas.



... estudos científicos demonstraram que o própolis combate com sucesso os protozoários, especialmente a Giardia intestinais em crianças e adultos e o Trichomonas vaginais em mulheres.



... a ação antisséptica, antiflamatória e cicatrizante do própolis já estão perfeitamente comprovadas, tanto cientificamente como no dia a dia. O seu uso já está consagrado no tratamento de lesões externas (feridas).



... o própolis, tem uma ação estimuladora do sistema de defesa do organismo, importante para pacientes com baixa resistência. Crianças com baixa resistência orgânica e que apresentam quadro de doenças respiratórias, recuperam facilmente a sua resistência orgânica, após o tratamento com própolis.



... o própolis tem uma ação extremamente eficaz no tratamento da amigdalite, sinusite e sintomas da gripe.



... o própolis tem uma qualidade que poucas pessoas conhecem, que é sua capacidade de proteção solar. As abelhas agrupam-se em centenas, ligadas umas as outras pelas patas e em perfeita colaboração, dão forma as famosas células hexagonais que formam o favo.